quinta-feira, 4 de setembro de 2008

HISTORIA DA GASTRONOMIA DO BRASIL


Após a descoberta, no início do século XVI os portugueses iniciaram a exploração das terras brasileiras.
Da miscigenação dos povos indígenas, portugueses e africanos trazidos como escravos nasciam os brasileiros e a cozinha brasileira com a mistura da culinária destes três povos. A cozinha portuguesa tinha uma grande influência dos povos árabes, mas já tinha uma identidade própria.
Junto com os navios portugueses vieram frutas, vegetais, verduras e animais. Figo, laranja, limão, melão, agrião, espinafre, chicória, mostarda, coentro, trigo, hortelã, cebolinha, manjericão, alho, alfavaca, gengibre, arroz, cana de açúcar, temperos da índia, bois, vacas, touros, ovelhas, cabras, carneiros, porcos, galinhas, patos, deram possibilidades à ampliação da nossa culinária.
Os escravos trouxeram da áfrica o quiabo, inhame, erva-doce, gengibre, açafrão, gergelim, amendoim africano, melancia e outras variedades de coco e banana. A banana da terra que era necessária ser cozida antes de consumir era pouco apreciada. A banana vinda da áfrica e consumida in-natura como fruta logo se tornou popular.
A mandioca e o milho por sua fartura tornaram-se o alimento básico dos escravos. Na necessidade de explorar a pouca variedade de matéria prima, o negro criou do milho o angu, um mingau mais consistente que o pirão. O pirão por sua vez, tal qual o conhecemos foi criado pelo português que usou a técnica de fazer papas e caldos de seus camponeses adicionando a farinha com caldo fervente.
No tempero, o português deu outra grande contribuição à culinária da brasileira. Impôs o gosto pelo sal, quase não utilizado pelos índios e pelos africanos, e ensinou a salgar a carne para preservá-la. Cozinhar bem era e é “ter boa mão de sal”. Outras especiarias tornaram-se presentes, como o cravo-da-índia, a erva-doce, a canela e o alecrim.
O arroz se firmou como alimento mais presente a partir de XVIII e era cozinhado como uma papa para ser consumido com carnes e peixes.
Os portugueses passaram a consumir o feijão nativo do Brasil, mas somente o brasileiro do século XVI assumiu o habito de consumo acompanhado de peixes e carnes. A farinha e o feijão são dois alimentos nativos brasileiros que constituem ainda hoje a base da nossa alimentação.
Com o açúcar e a habilidade da mulher portuguesa em cozinhá-lo com frutas, surgiram vários doces como conhecemos hoje, e, estas nossas sobremesas eram consideradas um mero passatempo e não um alimento. Do açúcar surgiu a aguardente que de fácil produção passou a ser consumido pelos mais pobres tornando-se a bebida alcoólica brasileira que tem varias denominações, mas como marca internacional assumiu o nome de Cachaça.
Da necessidade dos escravos em misturar poucos ingredientes a disposição usando a técnica de cozimento em de vários ingredientes juntos dos portugueses, a cozinha brasileira ganhou as diversas receitas de cozidos, técnica tão usada na nossa culinária.
O surgimento de uma gastronomia com a nossa identidade.
A identidade da cozinha brasileira avançou quando indígenas, portugueses, africanos, e mestiços formaram comunidades próximas aos locais de extração do ouro tendo que usar os ingredientes das regiões com diversas técnicas de cocção.
Com a vinda da Família Real Portuguesa no Brasil, chegando uma comitiva de mais de 15 mil nobres portugueses, passou-se a importar diversos novos ingredientes e novos molhos, enfeites e acabamentos de pratos se incorporaram a nossa cozinha. O consumo do pão, saladas, sobremesas, vinho e as frituras com azeite passaram a ser usuais.
Durante mais de três séculos nossa cozinha desenvolveu-se com características predominantemente portuguesa com influência de índios e negros. A partir do século XIX com a ampliação do comercio internacional, passou-se a importar vinhos, cervejas, conservas, queijos, novas frutas, licores, chás, chocolates e a cozinha francesa e inglesa passaram a influenciar nossa culinária, surgindo inclusive confeitarias e sorveterias. Surgiam os primeiros restaurantes italianos e franceses.O ciclo do café trouxe muitos imigrantes, e alem dos franceses e ingleses vieram espanhóis, alemães suíços e italianos. O café como principal produto brasileiro durante muito tempo tornou-se um habito permanente de consumo.
Os imigrantes italianos tiveram grande influencia na nossa culinária incorporando ao nosso dia a dia massas de todos os tipos, molhos, pizzas, pães, etc. A facilidade de brasileiros de misturar pratos incorporou ao tradicional arroz e feijão uma pequena porção de macarrão, uma coisa impensável na Itália onde o macarrão é um prato autônomo.
Os alemães trouxeram a cerveja que como em quase todo o mundo, também é uma preferência nacional.
Mais recentemente com a influencia cultural norte-americana em todo mundo, surgiu o consumo de lanches e principalmente o cachorro quente e o hamburger são muito populares no Brasil. Porem este consumo veio junto com a forte influencia cultural, pois o a cozinha norte americana não é saudável como a brasileira.
A influência em nossos dias
Apesar de muitas influências, a culinária brasileira ainda é baseada nas origens surgidas com os índios, escravos e portugueses. A base da nossa culinária esta ancorada em Ingredientes como abóboras, batata, aipim, inhame, cara, feijões de diferentes espécies, arroz, carne de peixe, suínos e boi, farinha de mandioca, leite e ovos. Esses ingredientes com a capacidade de misturar sabores do brasileiro com processos fáceis de cocção fez a nossa culinária rica e variada.A globalização trouxe a facilidade de importação de produtos e nas grandes cidades existem a fusão de ingredientes e sabores de todos os lugares do mundo que podem trazer uma falsa impressão de uma grande influencia estrangeira na nossa cozinha atual. Porem, no Brasil do interior, imenso e com traços regionais firmes os ingredientes e misturas surgidos no começo da nossa história continua com a mesma identidade.
Da mesma forma que o brasileiro recebe bem o imigrante, recebe os seus pratos e sabores e em qualquer lugar do Brasil se encontra cozinhas e ingredientes do mundo todo espalhados por bares, restaurantes e supermercados. Com a fama de casar as coisas, o brasileiro vai misturando sabores sem prender-se a regras e vai tornando a nossa gastronomia cada vez mais rica, mas o tradicional arroz, feijão, “mistura” salada e ovo, com variações regionais é o prato típico brasileiro oriundo da influencia do índio, do negro africano e do português.


ALGUMAS IDÉIAS DE ALIMENTOS QUE COMEMOS HOJE E FORAM TRAZIDOS POR IMIGRANTES

Cozinha portuguesa
Sopas
Caldo verde
Açorda à alentejana
Caldo da panela
Caldo de castanhas
Canja a doentes
Creme de camarão
Rancho
Sopa de bacalhau dos campinos
Sopa de cação
Sopa de entulho
Sopa de lingueirão
Sopa de pedra
Pastelaria
Pastel de nata
Bola de Berlim
Aperitivos, acepipes e petiscos
Amêijoas na cataplana
Azeitonas de sal
Burriés cozidos
Caracóis à portuguesa
Choquinhos com tinta
Francesinha
Lapas com molho afonso (ou afonso-de-lapas)
Pataniscas de bacalhau
Peixinhos da horta
Raia enxambrada
Rissóis
Salgados
Bacalhaus
Bacalhau assado com batatas a murro
Bacalhau à Brás
Bacalhau à Gomes de Sá
Bacalhau à lagareiro
Bacalhau à Zé do Pipo
Bacalhau à minhota
Peixes
Bife de atum
Cadeirada no pescador
Caldeirada de enguias à moda de Aveiro
Carapaus alimados
Carapaus de escabeche
Pargo no forno
Polvo assado
Tamboril com massa
Dourada Cozida
Açordas e migas
Açorda à alentejana
Açorda de marisco
Açorda de sável
Magusto com bacalhau assado
Migas à alentejana
Migas de caldeirada de bacalhau
Aves e caça
Coelho à caçadora
Empadas de galinha
Galinholas à alentejana
Lebre frita
Castanhas de Lebre
Carnes
Bife com ovo a cavalo
Bifes de cebolada
Bucho
Cabrito assado no forno
Carne de porco à alentejana
Carneiro ao molho de vinho
Cozido à portuguesa
Cozido minhoto
Ensopado de borrego
Favada à portuguesa
Feijoada à transmontana
Jardineira
Lombo assado com morcela
Lombo de porco com amêijoas
Papas de sarrabulho
Rojões à moda do Minho
Torresmos da beira
Tripas à moda do Porto
Vitela assada à moda de Lafões
Empadão de carne a moda da casa
Bolas e folares
Bola de bacalhau
Folar de Valpaços
Arroz e milhos
Arroz de afogado
Arroz de Lapas
Arroz de forno à antiga
Arroz de pato à moda de Braga
Legumes
Caldeirada de feijão-frade
Esparregado de feijão-verde
Favas guisadas
Feijão-verde à alentejana
Grão guisado com ovos
Míscaros com ovos
Doces
Bolo de Maçã Escondida
Arroz-doce de cesto
Biscoitos de azeite
Bem Casado
Bola mirandesa
Bolo de mel da Madeira
Bolo-podre da Madeira
Camafeus
Cavacas da ilha de Santa Maria
Celestes de Santa Clara
Cornucópias
Dom Rodrigos
Farófias
Fios de ovos
Foguetes de Amarante
Gargantas de Freira
Leite-creme para os sarrabulhos
Manjar celeste
Massa básica para bolo
Morgado de amêndoas
Nógados
Ovos-moles de Aveiro
Pão-de-ló (Margaride)
Papos-de-anjo de Mirandela
Pudim caseiro
Queijadas da Madeira
Queijo de figo
Rabanadas ou fatias-de-paridas
Tigelada
Vinho quente
Cozinha brasileira
Doces (bolos, tortas e bolinhos)
Ambrosia
Arroz-doce
Baba-de-moça
Bananada
Banana frita com açúcar e canela
Beijo
Bolo de Santo Antônio
Bolinho de Chuva
Bombom_de_Criança
Brigadeiro
Casadinho
Cocada
Cuscuz de coco
Cuscuz de milho
Doce de Abóbora
Doce de Batata
Doce de Leite
Goiabada
Maria-mole
Marmelada
Mingau
Olho-de-sogra
Quindim
Paçoca
Pamonha
Pé-de-moleque
Pé-de-moleque do Maranhão
Pudim de banana-da-terra
Pudim de leite-de-coco
Rapadura
Suspiro
Salada de frutas
Bolinho de chuva
Bolo de coco
Torta de coca-cola
Bolo de rolo
Curau
Bolos, Tortas e Bolinhos (Salgados)
Bolinho de bacalhau
Bolinho de arroz
Empadão goiano
Acarajé
Coxinha
Pão de queijo
Carnes boi e caça
Jacaré ensopado
Cabrito assado
Escondidinho
Dobradinha com Feijão Branco
Capivara de Caçarola
Churrasco
Paca frita
Carne de sol com baião de dois
Tatu
Galinha assada
Capivara de caçarola
Leitão à pururuca
Sarapatel
Buchada de bode
Bife com batata-frita
Vaca atolada
Bife com ovo a cavalo
Aves
Galinha com quiabo e angu
Pato no tucupi
Galinha cabidela
Xinxim de galinha
Peixes
Bacalhau à moda baiana
Bobó de camarão
Caruru
Ensopado de peixe da Bahia com pirão
Folhado de pintado
Moqueca
Peixada catarinense
Peixe na telha
Pirarucu ao molho marajoara
Piracanjuba recheada
Sopa de caranguejo
Sopa de cabeça de peixe
Sururu de capote
Risoto
Risoto negro de lulas
Risoto à piemontesa
Massas
Macarrão com almôndegas
Macarrão com lingüiça
Macarrão com salsicha
Macarrão Instantâneo (formas de preparo)
Aletria
Bebidas
Batida de coco
Batida de maracujá
Capeta
Caipirinha
Porradinha
Quentão
Legumes e verduras
Feijão com arroz
Feijão tropeiro
Sopa de entulhos
Arroz carreteiro
Couve à mineira
Tacacá
Ora pro nobis
Maniçoba
Outros
Farofa
Feijoada
Aluá
Salada exótica de banana
Barreado
Matambre recheado
Recortado gaúcho
Javevó
Vatapá
Pão com bolinho
Comida de origem africana ( negros)
Cozinha angolana
Arroz de garoupa da ilha
Bolo de ananás
Bufete
Doce de banana
Doce de limão
Feijão de óleo de palma (dendem)
Galinha de cabidela
Kissuto rombo
Muamba de galinha
Muamba de galinha à moda da tia Manela
Muamba de peixe
Mufete
Muzongué
Quizaca
Tarco
arroz de tomate e peixe frito
Caldeirada
Arroz de mariscos
Moçambique
Bananas com leite condensado
Bifes com molho de amendoim
Bolo catembe
Camarões com leite-de-coco
Camarões à moda da nacional
Chima de arroz
Caranguejos à Sofala
Cuscuz de Moçambique
Feijoada à moda do Ibo
Frango com amendoim
Frango cafrial à zambeziana
Galinha com manga
Matapa de abóbora
Mimini
Papas de mandioca
Peixe a lumbo
Cabo-Verde
Arroz pintado
Batata-doce frita
Bolinhos de mandioca com mel
Cachupa
Fungi, funguim, fogo de banana (doce)
Lagosta com amendoim
Lagosta com mancarra
Lagosta frita
Moreia de cebolada
Pudim de queijo
Salada de lagosta à moda de Cabo Verde
Xerém tradicional
mousse de manga
caldeirada de peixe

Guiné Bissau
Abacate recheado com atum
Caldo de peixe
Camarões à guineense
Frango de churrasco
Frango com bagique
Lagosta assada
Mancarra com citi
Moqueca de peixe
Pitche-patche de ostras
Siguá
Timor-Leste
Apas recheadas
Bafa
Bebinca de Timor
Calderada de cabrito
Caril dos pescadores de Oe-Cussi
Kadaka
Manu Salar
Pisang Goreng
Saboko de camarão
Sassate
Singa de camarão
Tukir de cabrito
Vau-Tan
Goa, Damão e Diu
Ambotic
Achar
Apas
Arroz pulau
Bagi-puri de batata
Balchão
Bebinca
Bebinca das sete folhas
Bolo indiano
Caril de legumes
Chacuti de galinha
Chamuças ou samoosas
Chouriço goês
Frango indiano
Grão frito
Jhinga molee
Ovos à indiana
Paparis
Sarapatel
Shahi biryani
Vindalho
Chetnim de bacalhau
Macau
Arroz de marisco à moda de Macau
Arroz chau-chau
Bagi doce
Balichão
Bolo menino
Camarões de alho
Camarões panados
Chutney de bacalhau
Hap soun
Lulas com caranguejo
Pak sap
Sopa de fitas
Sopa de lacassá
Min Chi
Japão (de influência portuguesa)
Kasutera
Pan
Tempura
França
Cassoulet
Tarte Tatin
Flor de abobrinha recheada
Petit gâteau
Estados Unidos da América
Gumbo
Brownie

12 comentários:

Nossa escola tem história disse...

Os portugueses emriqueceram os nossos pratos com frutas e com verduras.Limão,melão,agrião,espinafre,chicória e entre outros e com eles animais como bois,vacas,touros,ovelhas ect.
Á áfrica trouxe. quiabo,inhame,erva-doce,gengibre,açafrão,gergilim,amendoim africano melância e outras variedades de coco e banana.Lúcia e Gabriela.

Nossa escola tem história disse...

foi muito interssante o lemos sbre a gastronomia do brasil.podemos ver que o brasileiro se alimenta melhor que os de outros de alguns paises.nos dias de hoje há um grande incenentivo pra se consumir alimentos naturais.pois,o consumo de alimntos industrialisados esta trazendo muitas doenças para o povo.

Eva Maria - 3 A

Nossa escola tem história disse...

Pratos conssumido no Brasil hoje macarrão bacalhau ,pão alho,vinho etc
Irineu
jose dasilva

Anônimo disse...

A mandioca é muíto gostoza e os índio adoram e tanbém é muíto bom com arroz e feijão e farínha, francisco 2etapa

Anônimo disse...

Os portugueses emriqueceram os nosso pratos com frutas e com verduras.limão, melão, agrião, espinafre,e entre outros e com eles os animais como boi,vacas,touro, e ovelha.2etapa

Anônimo disse...

ARROZ E FRANGO E CAPIVARA E MADOCA
VANUZA 2 ETAPA

Nossa escola tem história disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nossa escola tem história disse...

Os imigrandes trouxeram muitas comidas diferentes, muitas comidas que eu como e eu não sabia que foram os imigrandes que trouxeram.

Airton 3B

Anônimo disse...

Eu entendi que os escravos fizenram bastante parte da nossa exploração do nosso Brasil e sem eles a gente não ia conhecer a feijoada que é muito explorada pelo nosso brasileiro...

Renata 3b

Nossa escola tem história disse...

nossa eu achei o texto muito bom porque eu não sabia que todos alimentos vieram de tão longe como muitos pratos.juliana 3b

Nossa escola tem história disse...

foi muito bom saber que tem muitos pratos com frutas e com verduras.e entre outros e com eles os animais, e muito bom saber coisa diferentes.jessica 3b genauro3b

Anônimo disse...

Historia Da Gastronomia Do Brasil

uma comida tipica basileira é afeijoada que vem de séculos atraz.
celio r. 3.b