segunda-feira, 25 de agosto de 2008

CAQUI


Caqui - O caquizeiro, árvore da família das Ebenáceas, é originário da China, da Coréia e do Japão.Por alusão à cor do fruto,"caqui" em japonês significa "amarelo escuro".

Utilidades Medicinais
Doença da Bexiga - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui, ou de suco de caqui com um pouco de água, sem açúcar.
Cãibras - Recomenda-se , comer dois ou três caquis por dia.
Constipação Intestinal - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui. Pode substituir o jantar.Não comer em excesso.
Doenças das Vias Respiratórias - Recomenda-se cozinhar a polpa do caqui com água em um pouco de mel.Mexer bem e tomar meia xícara deste líquido xaroposo, morno, várias vezes ao dia.
DA CHINA?? JAPÃO? VOCÊ SABIA DISSO?? QUAL OUTRA FRUTA SERÁ QUE VEM DE UM PAÍS TÃO LONGE COMO ESSES? E DE QUE FORMA VOCÊ UTILIZA O CAQUI?? FAZ ALGUMA RECEITA QUE NINGUÉM CONHECE?

BANANA



Banana - Originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e América- É uma fruta deliciosa nutritiva medicinal.

Utilidades Medicinais
Anemia - A banana não é relativamente, muito rica em ferro, mas tendo em vista sua boa aceitação, que facilita um consumo liberal, 3 a 5 unidades podem contribuir aproximadamente com 20 a 30% da quantidade de ferro requerida para um dia.
Asma - Assar a muda pequena da bananeira maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas.Depois espremer para obter o caldo,misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice.
Constipação Intestinal - Recomenda-se a banana-nanica( ou banana d'água ou banana caturra).Fazer, em jejum, uma refeição,com esta banana,crua,sem misturar com outros alimentos.Pode-se fazer a "cura de banana".
Desnutrição - A banana pode ser incluída no programa alimentar de convalescentes de desnutrição, haja visto que é alimento rico em calorias e vitaminas. Seria vantajoso incluí-la na merenda escolar.
Obesidade - Os obesos não devem abusar da banana. É preciso usá-la com regra. Algumas refeições esporádicas exclusivas de banana prata.( 1 ou 2 unidades pequenas são indicáveis).
Paralisia - As doenças neurológicas que levam a paralisias são às vezes tratáveis com vitaminas do complexo B. A banana, como fonte dessas vitaminas é adequada nesses casos como elemento dietético.
VOCÊ SABIA QUE A BANANA ERA TÃO IMPORTANTE PARA A SUA SAÚDE? O QUE PRETENDE FAZER DAQUI PARA FRENTE COM ESSA INFORMAÇÃO NOVA?

terça-feira, 19 de agosto de 2008

AMEIXA



Ameixa - A ameixa é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, a ameixeira, que é originária da Pérsia, do Cáucaso e da Ásia Menor, Aclimatada nos Estados do Sul, apresenta grande número de variedades,Várias outras frutas pertencem também à família das rosáceas: amêndoa - amarela, nêspera , morango, maçã, damasco cereja, pêssego, pêra, framboesa etc.

Utilidades Medicinais
Anemia - A ameixa seca é rica em ferro (3,50mg por l00g) e portanto convêm à dieta contra a anemia ferropriva (causada por carência de ferro).
Aterosclerose - Incluir com frequência a ameixa fresca na alimentação. ajuda a prevenir e a amenizar o processo.
Bronquite - Deve - se usar abundantemente a ameixa fresca e ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa e tomar uma colher de sopa de hora em hora.
Constipação intestinal - Tomar a ¨água de ameixas¨: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas e de manhã tomar água e comer as ameixas.
Resfriado - descaroçar algumas ameixas secas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moê-las finamente. Acrescer uma colher de sopa deste pó a uma xícara de água quente. Pingar algumas gotas de suco de limão e adoçar com um pouco de mel. Tomar quente.
Tosse - Tomar a mesma preparação indicada em resfriado, aos goles.
Onde mais você usa a ameixa??? Faz suco?? Bolo??Torta? cremes??Conte tudo o que sabe sobre a ameixa.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O abacaxi

Abacaxi - Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho,da família das bromeliáceas.

Utilidades Medicinais
Anemia - A acidez do abacaxi favorece,na digestão, a absorção de ferro.O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana. O suco de abacaxi é excelente diurético.
Inapetência - O suco de abacaxi, sem açúcar,tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.
Para auxiliar na eliminação de cálculos ou pedras, há tratamentos naturais específicos.O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás. Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi,e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso
ESCREVAM AGORA QUAIS SÃO AS RECEITAS QUE VOCÊS FAZEM USANDO O ABACAXI.